Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2016

{RESENHA} Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling

Harry esta passando, novamente, as férias de verão na cada dos Dursley (são os únicos parentes que lhe restam). Aliás, os tios o impedem de aproveitar esse período de descanso como também o proíbem de praticar as lições de magia aprendidas em Hogwarts. Não bastando, eles ainda negam ao sobrinho o direito de se comunicar com os amigos esquisitos. Embora não pareça ser possível, os dias do menino pioram demasiadamente com a chegada da tia Guida, irmã de tio Válter, que só faz implicar, debochar e maldizer de Harry. É uma mulher tão asquerosa, mesquinha e com ares de superioridade tais quais ao restante desta família.

Clique aqui para ver Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Foto: Lu Garcia
As coisas saem do controle quando Guida começa a insultar os pais de Harry. O garoto se enraivece de tal forma que transforma a mulher em um balão enorme. Confuso e convicto de que será expulso da escola por uso indevido de magia diante de trouxas, o  jovem bruxo foge de casa. Já na rua ele se vê encurralado por um cão negro muito grande quando é resgatado pelo Nôitibus Andante, o transporte para bruxos perdidos.
De volta à Hogwarts, ele ruma em direção a mais aventuras, segredos e tristezas ligadas a um prisioneiro de Azkaban (lugar onde bruxos infratores são detidos) chamado Sirius Black. O homem conseguiu escapar misteriosamente da fortaleza e todos acreditam que ele está atrás de Harry para terminar o que começou há 12 anos... Sirius era um dos melhores amigos de Lílian e Tiago Potter, os pais de Harry, mas isso não o impediu de se aliar a Voldemort e entregá-los a morte. Fora essa ameaça, o menino ainda tem de evitar o contato com os dementadores (carcereiros de Azkaban) cujo se encontram montando guarda nas fronteiras da escola. Eles são criaturas malignas que se alimentam da felicidade de suas vítimas e perturbam o menino mais do que a qualquer outro...
Minha Percepção - O terceiro volume da série Harry Potter apresenta muitas novidades para o leitor, como por exemplo, a existência do Nôitibus, a explicação mais detalhada sobre a prisão dos bruxos, o que são os dementadores. Harry descobre (e nós também) que os Dursley não são sua única família, então porque não podem ficar juntos??

Clique aqui para ver Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Finalmente a escola contrata um professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que sabe o que está fazendo! Remo Lupin é muito diferente do mau caráter Quirrell e nem um pouco exibicionista ou charlatão como Lockhart, mas guarda um segredo que pode representar perigo não só aos alunos mas para toda Hogwarts...

Clique aqui para ver Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Há muitas outras situações inéditas neste livro, como uma revelação sobre Hermione (que anda muito misteriosa este ano), o Mapa do Maroto (uma esboço da escola que mostra as pessoas e onde elas estão naquele exato instante), a verdade por trás da Casa dos Gritos (que todos acreditam ser mal assombrada)... mas se prepare mesmo para a singularidade sobre o Perebas (sim o rato do Rony)!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário